http://www.sevirando.com.br/2015/05/peixes-dos-nossos-rios.html
http://www.sevirando.com.br/2015/05/peixes-dos-nossos-rios-ii.html
A principal causa da escassez de peixes em rios e lagos de todo o Brasil é a pesca predatória e a pesca fora de época. Por isso antes de cada pescaria verifique a época da piracema na região onde irá pescar, e assim, evite os danos ambientais e problemas legais, causados pela pesca fora da época permitida! exelente pesca a todos!
Pintado

Habitat: Freqüenta locais como boca de canais dos rios, bocas de corichos e embaixo de camalotes. Prefere locais onde o fundo é arenoso, muito encontrado no pantanal matogrossense.


rodada ou ancorado.
Melhor época: Pode ser pescado durante todo o ano, devendo se evitar as épocas de frio.
Pacu
Pacu

Habitat: Em geral as espécies são ônivoras, se alimentam de material vegetal e algas, com tendência a frugívoras e pequenos peixes. Algumas espécies podem ser encontradas em rios, lagos e na floresta inundada, outras em pedrais e corredeiras. São importantes na pesca de subsistência. Na Amazônia, M. duriventre (pacu-comum) forma cardumes e desce os rios para desovar, sendo importante na pesca comercial.

Iscas: Iscas naturais, como frutos/sementes, algas filamentosas e minhoca.
Dourado
É um peixe de escamas. Cada escama tem um pequeno risco preto no meio, formando linhas longitudinais da cabeça à cauda. Possui uma coloração dourada por todo o corpo, com reflexos avermelhados. Tem uma cabeça grande, com uma boca que alcança a metade desta, repleta de caninos em forma cônica. Possui uma barbatana caudal bastante robusta. Pode atingir mais de 25 kg e alcançar 1m de comprimento
Em alguns casos pode chegar a o tamanho superior ao de 1m de comprimento e acima dos



utilizadas na rodada, com um pequeno chumbo para afundar a linha e mantê-la na coluna d’água, ou deixando o barco rodar perto das margens, onde a isca é jogada repetidamente em direção às galhadas.
pescador não pode bambear a linha, porque como a boca do dourado é difícil de ser perfurada, muitas vezes o peixe consegue “cuspir” a isca. Os melhores locais de pesca são as águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barranco, onde se pratica o corrico com isca artificial.
E por ultimo um dos peixes mais conhecidos do brasil. Apesar de ser pequeno, sua importancia e nobresa não tem tamanho.
Lambari
Lambari é a designação vulgar de várias espécies de peixes do gênero Astyanax.
Seu tamanho médio é entre os 5 e os 15 centímetros de comprimento, quando adultos, possuindo um corpo prateado e nadadeiras com cores que variam conforme as espécies, sendo mais comuns os tons de amarelo, vermelho e preto. Possuem uma mancha caracteristica na lateral do corpo logo atras da cabeça

São considerados como uma iguaria e também são utilizados como iscas na pesca de peixes maiores.
São peixes onívoros e a base da alimentação de diversos peixes predadores.
Habitat: Muito comum nos rios, lagoas, córregos e represas de todo Brasil, sempre encontrados na superficie ou no maximo a 1,5 metros de profundidade.
Técnicas de pesca: Pescar esse pequeno astuto é sempre muito divertido. Pode utilizar-se uma vara curta, muitas vezes confeccionada as beiras do pesqueiro mesmo, com linha de até 3 metros dependendo da distância do arremeço, um ansol bem pequeno, entre 8mm e 16mm, e uma linha de até 0,20mm, boias de isopor ou rolha.

Quando usares iscas mortas pode ser necessário dar pequenos toques na vara para a isca movimentar, já que os peixinhos são atraídos pelo movimento da isca.

Espero ter ajudado vocês, com algo que não sabiam, e uma Boa Pesca a Todos.
Não deixem de acessar e se inscrever em nosso canal no youtube
Toda semana Videos novos com os mais diversos conteudos relacionados a sobrevivencia, bushcraft, autosuficiencia e atividades materias em geral!
Curtam nossa página no facebook e fiquem por dentro de todas nossas novidades!