segunda-feira, 11 de maio de 2015

Peixes dos nossos Rios I

Olá pessoal, hoje gostaria de compartilhar com vocês, amantes da pesca, ou apenas pescadores de improviso, como é meu caso, uma serie de três postagens com algumas dicas e truques para a pesca. É, e claro, quem é “ bigode grosso”,como se trata no meio pesqueiro quem realmente entende do assunto, saberá muito além disso, e poderia passar horas falando sobre o assunto.

O que trago a vocês hoje é apenas uma compilação de dados, sobre algumas espécies de peixes, onde as encontramos e como as pescamos.



                                                          Tucunaré
                   
Peixes de escamas; corpo alongado e um pouco comprimido. Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia, sendo cinco espécies descritas: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia. Quanto ao tamanho, exemplares adultos podem medir de 30cm a mais de 1m de comprimento total. O colorido pode ser amarelado, esverdeado, avermelhado, azulado, quase preto etc., e a forma e número de manchas, que podem ser grandes, pretas e verticais, ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras etc., variam bastante de espécie para espécie. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal.                                   
   .
 
 Habitat:Os Tucunarés são espécies sedentárias (não realizam migrações), que vivem em lagos/lagoas (entram na mata inundada durante a cheia) e na boca e beira dos rios. Formam casais e se reproduzem em ambientes de águas lentas, onde constroem ninhos e cuidam da prole. Têm hábitos diurnos. Alimentam-se principalmente de peixes menores e camarões. São as únicas espécies de peixes da Amazônia que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las, o que os torna um dos peixes mais esportivos do Brasil.
Dicas para pesca: Como hoje o mercado da pesca oferece diversos tipos, tamanhos e ações diferentes nas iscas artificiais, não tem muito segredo para a sua pesca, Na pesca com isca artificial deve-se procurar manter a isca em movimento, porque o tucunaré pode pegar a isca 5 vezes antes de ser fisgado. Já na pesca com anzóis e isca viva, no caso lambari, que é a mais comum, é aconselhável usar varas de ação média a média/pesada, com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb e anzóis de n° 2/0 a 4/0, sem o uso de empates. O uso de arranque com linha grossa é recomendado para evitar a perda do peixe nas galhadas.



Iscas: Iscas naturais (peixes e camarões) e artificiais. Praticamente todos os tipos de iscas artificiais podem atrair tucunarés, mas a pesca com plug de superfície é a mais emocionante. Os tucunarés “explodem” na superfície da água para capturar os peixinhos.




                              Cachara


  O Chacara é um peixe de couro. Possui o corpo alongado e roliço. Tem cabeça grande e achatada. Sua coloração é cinza escura, no dorso, clareando em direção ao ventre, sendo branca abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: faixas verticais pretas irregulares, começando na região dorsal e se estendendo até abaixo da linha lateral. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas. Espécie de grande porte, pode alcançar 1,2m de comprimento e atingir 20kg.


Habitat: As Cacharas freqüentam rios, lagoas, igarapés, desde a Amazônia até o Pantanal Mato-grossense. Freqüentam os locais 
de águas mais lentas, próximas a aguapés onde espreitam suas presas  e ao mesmo tempo, tem refúgio dos seus predadores.
Técnicas de pesca: Deve-se utilizar equipamento médio/pesado. Deve-se utilizar uma vara para linhas de 10 a 30Lbs, a carretilha ou o molinete deve comportar 100m de linha de 0,50mm de diâmetro, sendo que na ponta da linha deve-se usar um empate ou encastoado e anzóis com tamanho variando de 6/0 a 10/0. As iscas mais utilizadas são as de pequenos peixes da região em que se está pescando,
Dica:
 Tome cuidado com os ferrões laterais, pois estes podem causar gráves ferimentos ao pescador descuidado.Pode ser capturado de fevereiro a outubro, sendo melhor as épocas de seca.

Melhores épocas: 

como as tuviras (morenitas), piaus, jejus, muçuns, etc. Pode-se também pescar com iscas artificiais que trabalham bem rente ao fundo, utilizando-se o mesmo equipamento das iscas naturais. Procede-se parando-se o barco a aproximadamente 20m do local em que se quer arremessar. Após tocar o fundo, deve-se manter a linha esticada, ficando à espera de pequenos toques que serão seguidos de uma corrida longa. Quando a vara abaixar com a corrida do peixe, fisgue vigorosamente duas vezes para que o anzol fixe bem.




              
                                 Piau-tres-pintas   



                     
 
É um peixe de escamas.Possui coloração prata, com 3 manchas escuras nos flancos. Daí o seu nome. Tem nadadeiras ligeiramente douradas e nadadeira caudal escura. Possui dentes em forma de pinça. Pode alcançar 40 cm de comprimento e 2 kg de peso.
Espécie onívora com tendência a carnívora (principalmente insetos) ou frugívora (frutos e sementes pequenas), dependendo da oferta de alimentos.

Habitat: Bacias Amazônica, Araguaia -Tocantins e Prata. Vive principalmente nas margens de rios, lagos e na floresta inundada.
Equipamento e isca:
 Equipamento leve, linhas de 8 a 10 libras, anzóis pequenos e chumbada leve.
Dica:
 É precíso muita habilidade para fisgar esse peixe, pois são muito ariscos e rápidos.
Vara de bambu para pescarias de barranco. As iscas devem se naturais, como insetos, minhoca, milho, além de queijo e macarrão.











                                                                      Piranha  

                     
São peixes de escamas, pequenos e levemente amarelados, ou pretas, dependendo da especie. Possuem em suas mandíbulas dentes fortes e afiados. Conhecidas pela ferocidade, elas andam sempre em cardumes e lançam ataques fulminantes sobre a presa. São capazes de devorar um animal de grande porte em poucos minutos.
Podem chegar a 25cm. Apesar de muitos pescadores acharem que devem matar todas as Piranhas que
são capturadas, deve-se soltar a maioria, pois a Piranha pode ser considerada como o maior protetor dos peixes do Pantanal e da Amazônia, já que rouba muitas iscas, evitando que outras espécies sejam capturadas em excesso.
Quando preparadas corretamente são muito saborosas, a sopa de piranha é um prato bastante popular na amazônia.
Habitat: Vivem em rios, lagoas e represas, desde o norte da Amazônia até a costa oeste do Rio  Grande do Sul. Conhecida como predadora implacável, a Piranha está sempre a procura de carne, seja de peixe ou qualquer outro animal sendo, portanto, muito fácil de ser capturada.
Técnicas de pesca: 
Para se pescar Piranhas, pode-se utilizar qualquer tipo de equipamento, desde que a isca seja um pedaço de carne, de preferência sangrando, pois a Piranha pode perceber  sangue em uma proporção de uma gota para 200 litros de agua e
 perceberá a isca a muitos metros de distância. As maiores Piranhas existentes são as do Pantanal e as Piranhas pretas que vivem em águas Amazônicas. Para estas, deve-se utilizar equipamento de ação média a média/pesada, composto por uma vara para linhas de 10 a 25Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para armazenar 100m de linha de 0,40mm de diâmetro e um anzol número 4/0 a 7/0 encastoado, pois as piranhas têm dentes que podem cortar a linha facilmente.
Dica: Para atrair grandes cardumes de Piranhas é muito fácil, pois basta cevar o local com pedaços de carne com sangue, que é o principal atrativo para este tipo de peixe.
Melhores épocas:
 Durante todo o ano, sempre respeitando as épocas de Piracema



Ésta é a primeira de nossa serie de postagens. 
A pesca em água doce, ainda hoje, no Brasil é a principal fonte de renda e alimentos de muitas familias ribeirinhas, temos uma diversidade muito grande de espécies de peixes em nossos rios e lagos,  a pesca predatória e a exploração desenfreada de recursos naturais, é a principal causa da escaces de peixes !
Lembrem-se! Respeitem sempre a época da piracema e se não for necessario, devolvam seus peixes a Água.
Abater animais apenas para sobrevivencia!
Boa pesca a todos.
Acessem nosso canal no youtube, semanalmente videos novos para vocês, se inscrevam, favoritem e compartilhem !
curtam nossa pagina no face e fiquem por dentro de todas nossas postagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário